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Alimentação saudável
Conheça os melhores alimentos para o desenvolvimento das crianças

É na infância que definimos nosso paladar e estabelecemos os hábitos alimentares saudáveis – ou não – que levaremos para sempre. Nessa fase, é fundamental que as crianças mantenham uma alimentação saudável. No entanto, é preciso estar atento aos nutrientes que são importantes para garantir o desenvolvimento das crianças.

Mais que garantir a qualidade de vida e reforçar o sistema imunológico das crianças, manter uma alimentação saudável significa fornecer nutrientes importantes para seu crescimento, além de melhorar seu desenvolvimento físico e intelectual.

 

Confira alguns alimentos que são fundamentais para garantir o desenvolvimento das crianças, e saiba como preparar pratos coloridos e ricos em nutrientes:

. Alho e cebola: São poderosos antioxidantes para aumentar as defesas do organismo, agindo especialmente no combate a gripes, resfriados e outras infecções;

. Aveia: Cereal nutritivo, rico em fibras e complexo B, que dá maior sensação de saciedade e reduz o colesterol. Pode ser consumida, sem restrição, com frutas, iogurtes e outros alimentos;

. Azeite de oliva: Excelente fonte de ômega 9 e outros antioxidantes que protegem o coração e combatem radicais livres, compostos que podem danificar as células do corpo e causar câncer;

. Carnes: Fornecem aminoácidos e zinco essenciais para o crescimento, além de ferro; 

. Frutas cítricas: Possuem vitamina C, o que auxilia na absorção do ferro presente no feijão e nas verduras escuras, diminuindo o risco de anemia. Também são importantes para aumentar a imunidade;

. Iogurte: Excelente fonte de proteínas e cálcio, além de microrganismos vivos (probióticos) que favorece o funcionamento do intestino e melhora a absorção de cálcio, evitando constipação e diarreia, por exemplo;

. Legumes: Alimentos ricos em fibras, ferro e complexo B e, quando consumidos com o arroz, fazem uma combinação perfeita de aminoácidos importantes para o crescimento e para a construção muscular das crianças;

. Ovos: Rica fonte de proteínas, eles possuem um micronutriente que favorece a formação do cérebro e auxilia na concentração;

. Peixes: Ricos em ômega 3 e DHA, auxiliam no desenvolvimento do sistema nervoso e da retina, além de proteger o coração, quando consumidos, pelo menos, três vezes por semana;

. Tomate: Tem um poderoso antioxidante no combate a doenças cardiovasculares;

. Vegetais (amarelos e alaranjados): Alimentos ricos em betacaroteno, que se transforma em vitamina A, importante para aumentar a resistência a infecções e proteger a visão e a saúde da pele;

. Verduras (escuras): São ricas em magnésio, ferro, betacaroteno e ácido fólico, por isso, são bons aliados no combate à anemia. Ajudam a saciar a fome e a garantir o bom funcionamento do intestino.

 

Culinária para crianças

Aqui na Oficina Toka, as crianças têm contato com os alimentos de uma forma divertida e especial, na oficina de culinária, ministrada pela nutricionista Caroline Nunes.

Nela, as crianças aprendem a conhecer novos sabores e são estimuladas a escolher alimentos e ingredientes saudáveis, além de entender as porções e proporções, fazer o manuseio correto dos ingredientes, bem como seu armazenamento e higienização.

Agende agora mesmo uma aula experimental e saiba porque nossa oficina de culinária é o primeiro passo para melhorar o desenvolvimento das crianças, tornando-as adultos conscientes da importância em manter uma alimentação saudável e nutritiva.

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