HOME
Ginástica Artística
Ginástica Artística

A Ginástica Artística (GA) é uma das modalidades mais antigas entre os esportes olímpicos e sempre atraiu grande número de espectadores e praticantes pelo mundo devido ao fascínio causado pelos belos movimentos executados pelos ginastas.

Sua criação ocorreu na Alemanha no início do século XIX com a função de manter os alemães ativos e preparados para combates em tempos de invasões. Difundiu-se então para diversos países, como uma manifestação, uma atividade de massas, até se tornar um esporte bem organizado, regido por uma federação internacional. Com a criação dos Jogos Olímpicos da era moderna, a GA tornou-se modalidade do programa olímpico, desde sua primeira edição em 1886 em Atenas, na Grécia (PÚBLIO, 2002).

Se por um lado a GA é vista como um esporte de alto nível, com exercícios difíceis e que necessita de longos treinamentos e extrema dedicação, por outro, ela pode e deve ser vista como uma atividade física de base formativa e educativa, com vista de uma perspectiva pedagógica de larga experiência motora.

Partindo-se do princípio de que a prática esportiva contribui de maneira significativa com o desenvolvimento corporal, motor, cognitivo, afetivo e social do praticante, além de colaborar para a sua formação como um cidadão capaz; temos o esporte como uma ferramenta educacional de grande qualidade, firmada como um direito de todos, cujo papel é essencial nas fases em que o ser humano tem o seu maior desenvolvimento: a infância e a adolescência.

É nessa perspectiva que se fundamenta o curso de Ginástica Artística. Acreditamos que a Ginástica Artística não é um esporte restrito a um determinado tipo físico. Também não é um esporte apenas para formar campeões através do treinamento intenso. A Ginástica Artística, antes de tudo, é uma atividade sem igual, que desenvolve as mais diversas habilidades e capacidades físicas do praticante, suas funções cognitivas e seu relacionamento social. De acordo com BROCHADO & BROCHADO (2005), a GA é um esporte completo por desenvolver características físicas, morais e intelectuais dos alunos, tais como força, coordenação, flexibilidade, memória, percepção, concentração, coragem, disciplina, companheirismo, entre outras e, pela sua variedade, motiva a evolução e a superação de desafios por parte do praticante.

professor: Fransergius Gebara[1]

roupa: roupa de tecido flexível, que não dificulte os movimentos.

Nas apresentações, as meninas usarão collant da Oficina Toka, e os meninos, short e camiseta da Oficina Toka.

Nas aulas e nas apresentações, os cabelos compridos devem ser presos.

vagas: 15 por grupo

destinado a: alunos do 1º ao 5º ano

local:rua Girassol, 913

[1]Fransergius Olivari Gebara égraduado e licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP e Especialista em Treinamento Desportivo pela UNIFESP. Foi atleta de Ginástica Artística e atua como professor de Ginástica na prefeitura de Osasco. Também é integrante do Grupo Circense Estrupeados.